Há algumas semanas, eu “twittei” sobre um convite que o time de MS Learning fez para pessoas que trabalham com Testes, TFS e ALM. O objetivo da pesquisa era saber se essas pessoas achavam importante ter uma certificação mais abrangente, que cobrisse não só especialidades em testes ou TFS, mas que cobrisse uma disciplina maior como o ALM, algo como já temos com as disciplinas de Web Development e Windows Development.

Respondi a pesquisa, aproveitei para fazer as 3 novas certificações de ALM e, na semana passada, para minha surpresa, acabei recebendo mais uma certificação “de brinde”. Quando fui conferir, era justamente o MCSD ALM, uma certificação mais abrangente, composta por 3 exames com focos em áreas diversas do ALM e, como eu já tinha feitos os exames obrigatórios, assim que a nova certificação saiu, já foi pro meu transcript :-)

 

Os Exames


70-496 – Administering Visual Studio Team Foundation Server 2012


É, basicamente, uma atualização do 70-512, porém a prova exige bem mais do que era exigido no TFS 2010. Como a própria descrição do exame informa, não basta saber apenas TFS, uma vez que System Center, SharePoint, SQL Server, IIS, Reporting Services e TFS Service são assuntos bastante cobrados.

Não é permitido fazer comentário sobre as questões da prova, mas uma dica que eu dou é: power tools e interface visual nos ajudam muito no dia a dia, mas saiba administrar todo o TFS através de linha de comando. Vai fazer uma grande diferença.


70-497 – Software Testing with Visual Studio 2012


Essa prova não tem muito segredo, se você trabalha com o Test Manager no dia a dia, consegue fazer essa prova tranquilamente. Porém, não esqueça do Lab Center! Ele não é uma feature muito utilizada, mas também cai na prova.


70-498 – Delivering Continuous Value with Visual Studio 2012 Application Lifecycle Management


Agora meu amigo, prepare-se para esse exame. É uma prova que cai tudo de tudo, você precisa conhecer sobre Agile, Kanban, CMMi, Scrum, técnicas ágeis de engenharia de software, planejamento e gerenciamento de projetos, operações (infra), QA, enfim, é cobrado praticamente tudo dentro de ALM, uma prova que exige bastante. Boa sorte com ela!

 

Material de Estudo

Ainda não temos muito material de estudo para esses exames, mas vale a pena dar uma olhada no material abaixo:

Fora esses livros, recomendo também a leitura dos guias de instalação e administração do TFS e tudo o que estiver abaixo desse link no MSDN.

 

Outras informações

O valor de cada exame é de R$ 175,00 e a Microsoft está com um promoção de Second Shot, ou seja, se você não passar da primeira vez, pode refazer o exame sem nenhum custo adicional. Mais informações sobre o Second Shot, bem como sobre o novíssimo MCSD ALM podem ser encontradas no seguinte endereço: http://www.microsoft.com/learning/en/us/mcsd-application-lifecycle-management.aspx

 

Abraços e até a próxima,
André Dias