Quem já trabalhou em algum departamento de TI, deve ter presenciado pelo menos uma discussão entre “Desenvolvedores e Designers”, “Desenvolvedores e Testadores”, “Desenvolvedores e Profissionais de Infraestrutura” ou até mesmo entre “Desenvolvedores e Desenvolvedores”.

Agora vamos analisar: se os desenvolvedores não se dão bem nem com eles mesmos, qual a chance de sair algo produtivo ao se misturar Developers e IT Pros que nunca se viram, utilizando as mais variadas tecnologias, com o objetivo de colaborarem o tempo todo para entregarem um projeto em apenas 2 dias?

devops

Parece utopia, mas no último final de semana, Microsoft e Globalcode organizaram um Hackathon de DevOps que conseguiu essa proeza. Um evento com palestras sobre vários assuntos, mentores para suportar as plataformas Microsoft e Java e aproximadamente 40 pessoas divididas em 10 times.

O resultado foi algo que eu jamais tinha visto: Profissionais colaborando o tempo todo, não importando se o seu papel estava mais para Dev ou para Ops, se a tecnologia era Open ou Microsoft, o objetivo era entregar o projeto e para isso alguns times trabalharam durante a noite, ignoraram o coffee break e alguns até adiaram o almoço. Isso sem ganhar um centavo e “trabalhando” no final de semana.

Em poucas horas, esses profissionais conseguiram montar um ambiente de desenvolvimento, publicar uma solução na nuvem e monitorá-la tanto do ponto de vista técnico quanto de negócios de forma 100% automatizada. Algo que grandes empresas sonham há tempos, esses profissionais fizeram em apenas 2 dias.

alm-devops

Algumas frases que ouvi durante o fim de semana, resumem o evento.

  • “Eu não sabia que eu podia trabalhar assim. Eu descobri uma forma muito melhor de realizar o meu trabalho, uma forma que me dá prazer.”
  • “Eu como IT Pro me senti parte do projeto, não apenas aquele cara que recebe um chamado para instalar um servidor quando o projeto já acabou. Eu pude influenciar algumas decisões.”
  • “Eu gostaria de mais tempo…”
  • “Eu quero aplicar isso no meu trabalho amanhã…”
  • “Desenvolvedores e IT Pros trabalhando lado a lado são muito produtivos. As coisas saem na hora e acaba aquela burocracia que as empresas nos impõe”
  • “A produtividade que as ferramentas dão é fora do comum, eu fiz coisas aqui em dois dias que eu não faria em meses na minha empresa”
  • “Para subir um servidor na minha empresa eu demoro 22 dias, aqui eu subi vários em horas”

Sem dúvida, ouvir comentários como estes traz a sensação de dever cumprido, mas ao assistir a apresentação final, a satisfação é ainda maior. Me lembro claramente de olhar para a Yara Senger em uma das apresentações de Java e, mesmo sem falarmos uma palavra, os dois acenaram a cabeça querendo dizer “Como esses caras conseguiram fazer isso?”.

DevOps Hackathon

No fim, tivemos um “empate técnico” entre 2 grupos, mas como as regras do evento não permitiam um empate, novas premiações surgiram e além dos celulares Lumia 1320, os grupos vencedores ainda ganharam a oportunidade de apresentarem suas soluções no TechEd Brasil 2015. Quer prêmio melhor que esse? :-)

Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Vinicius Apolinário da Microsoft, ao casal Senger da Globalcode pela oportunidade de participar de um evento como esse e principalmente a todos os participantes pelo empenho e comprometimento durante todo o evento.

Pra quem não pode participar, segue abaixo os slides da minha palestra com o tema DevOps – Colaboração, Automação, Redução de Custo e Aumento de Produtividade em 40x.

Valeu galera! Foi muito bom!
Até a próxima.