Hoje, tivemos mais uma reunião do grupo .NET Architects cujo tema discutido foi Scrum vs PMBOK. Foi uma reunião diferente do padrão que estamos acostumados já que não tivemos palestra e optamos por fazer uma mesa redonda para discutir o assunto. Apesar de termos convidados alguns PMPs para a discussão, não tivemos a presença de nenhum e inicialmente a defesa do PMBOK foi realizada por mim e pelo Victor Cavalcante. Durante a discussão, outros membros chegaram e nos ajudaram na defesa e o Giovanni Bassi liderou o lado do Scrum com o apoio de todos os outros membros presentes.

Tivemos aproximadamente 2 horas de discussão onde conversamos sobre os benefícios dos dois modelos, cenários adequados para cada modelo, formas de contratos, etc. Obviamente, as opiniões foram muito divergentes mas a mensagem final que ficou para mim foi "Scrum e PMBOK são complementares porém com algumas práticas conflitantes. Podemos combiná-los sempre que fizer sentido para o negócio e for necessário para garantir o ROI".

IMG_9945

Quando cheguei em casa, eu publiquei um resumo da reunião no twitter, o que acabou chamando a atenção de algumas pessoas, entre elas o Renato Ferracini, vice-presidente do PMI-SP e acabamos iniciando uma nova discussão sobre o assunto através do twitter mesmo. Basicamente, o Renato apresentou uma visão muito alinhada com o que o Ricardo Vargas, presidente mundial do PMI, disse no último Scrum Gathering Brazil. Ele citou os benefícios da agilidade, a possível integração com o PMBOK, porém não abriu mão do comando-controle.

Como eu achei a discussão bastante interessante, eu extraí o conteúdo do twitter e publiquei abaixo para facilitar a leitura. Como vocês verão nas mensagens abaixo, fizemos um convite ao Renato para conversarmos melhor sobre esse assunto no grupo e em breve teremos novidades. Aguardem!!

Até a próxima
André Dias

andrediasbr: Saldo positivo no #DotNetArchitects hoje. Como não tinhamos ninguém para defender o #PMI, eu e o @vcavalcante fizemos esse papel.

andrediasbr: Apesar de não termos nenhum PMP na reunião, acho que a discussão foi válida. Algumas das mensagens que ficaram, foram:

andrediasbr: #PMBoK e #SCRUM são complementares porém com algumas práticas conflitantes. Pode-se combiná-los se fizer sentido para o seu negócio (ROI)

RenatoFerracini: @andrediasbr Pois é, eu tentei participar representando o PMI mas ñ deu. #DotNetArchitects #PMI

vcavalcante: @RenatoFerracini pena que você não pode ir, foi muito interessante.

RenatoFerracini: @vcavalcante Pois é, eu queria participar virtualmente mas soube tarde demais e não responderam minhas perguntas. Mas adoro estes assuntos!

RenatoFerracini: @andrediasbr Você poderia me dizer onde há conflito? Eu conheço bem ambos e não vejo nenhum. #PMBOK #SCRUM

andrediasbr: @RenatoFerracini No #PMBOK eu tenho a figura central do GP gerenciando todo o time. No #Scrum, o gerenciamento é realizado por todo o time.

RenatoFerracini: @andrediasbr Errado. No #PMBOK o GP compartilha o gerenciamento com a equipe. No #Scrum o Scrum Master faz o mesmo sem o "título" de GP.

RenatoFerracini: @andrediasbr O #Scrum dá nomes diferentes a práticas e funções conhecidas mundialmente e tenta vender isso como novo.

andrediasbr: @RenatoFerracini Sim, o GP pode compartilhar o gerenciamento com o time, mas a responsabilidade ainda é dele, o comando é do GP, correto ?

andrediasbr: @RenatoFerracini E se eu tenho alguém comandando, eu perco um dos princípios do Scrum é que ter um time auto-gerenciável.

RenatoFerracini: @andrediasbr É uma questão de atitude, André. Soft skills. Conhecendo sua equipe você pode saber o quanto compartilha e o quanto comanda.

RenatoFerracini: @andrediasbr O Scrum simplifica isso partindo da PREMISSA que a sua equipe terá apenas profissionais totalmente capacitados (seniores).

andrediasbr: @RenatoFerracini Renato, desculpe mas você está enganado, o #Scrum não tem essa premissa de trabalhar apenas com profissionais seniores.

andrediasbr: @RenatoFerracini Se eu tenho pessoas que não tem skills de auto-gerenciamento, isso é um impedimento e o ScrumMaster deve resolver isso.

RenatoFerracini: @andrediasbr Sim, eu sei. Sou Scrum Master também. Como eu falei, é um tipo de comando.

vcavalcante: @RenatoFerracini discordo desta última afirmação, eu conheço várias equipes que não tem apenas profissionais seniores.

vcavalcante: @RenatoFerracini e trabalham muito bem com scrum.

RenatoFerracini: @vcavalcante Mas não é o que diz o Scrum. Desse jeito se está trazendo RISCOS para o projeto.

vcavalcante: @RenatoFerracini em nenhum momento o Scrum fala que devemos trabalhar somente com profissionais seniores.

RenatoFerracini: @vcavalcante Bom, aí vou ter que procurar nas minhas referências para poder comprovar. Mas até onde eu saiba é sim.

giovannibassi: @renatoferracini Pois é. Premissa do Scrum: times autogerenciados, SEM gerente de projeto. A não ser que vc chame ele seja uma secretária.

RenatoFerracini: @andrediasbr Sempre existe um comando. O auto-gerenciável é apenas no que se refere aos pacotes de trabalho (sprints)…

andrediasbr: @RenatoFerracini Sim, sempre há comando, mas no nível executivo. Nas atividades de desenvolvimento, não há controle no Scrum.

RenatoFerracini: @andrediasbr Concordo plenamente. E é o mesmo que um bom gerente de projetos deve fazer, deixar a equipe se desenvolver…

RenatoFerracini: @andrediasbr … Fica sem trabalhar de papo para o ar sem cumprir prazos para vc ver o que acontece.Se alguém te demite é pq vc É comandado.

andrediasbr: @RenatoFerracini Se eu ficar sem trabalhar, vou comprometer a meta do time. O próprio time vai me cobrar, não preciso de um gerente pra isso

RenatoFerracini: @andrediasbr Quem te demite, é o time ou o seu chefe?

andrediasbr: @RenatoFerracini Quem demite normalmente é o RH, não o GP. Ele apenas cita as razões, da mesma forma que o time scrum faz.

RenatoFerracini: @vcavalcante Ou no Scrum existe algum processo para prover treinamento à equipe?

vcavalcante: @RenatoFerracini o time pode detectar a necessidade de treinamento se isso se tornar um impedimento, ai entra o Scrum Master para resolver.

RenatoFerracini: @andrediasbr … Gerente de projetos do tipo sargentão é ultrapassado há décadas. Lembra "O Monge e o Executivo"?

andrediasbr: @RenatoFerracini Eu sei, mas é um problema já relatado pelo Ricardo Vargas, há varios PMPs "Sargentão" que aplicam o PMBoK de forma errada

RenatoFerracini: @andrediasbr E eu concordo com ele. O RV é CSM, PMP e presidente do PMI. Ele, como eu, percebe que são coisas semelhantes…

RenatoFerracini: @andrediasbr …Muitos PMPs precisam entender que controle não é andar com o chicote na mão! O Scrum ajuda a mudar essa visão.

andrediasbr: @RenatoFerracini Sim, no #ScrumGathering ele disse que acredita em Scrum e PMBoK juntos, só não acredita em times auto-gerenciaveis. :-)

vcavalcante: @RenatoFerracini mas não dá para usar scrum sem times auto gerenciaveis. Esse fou um questionamento que levantamos para o RV.

RenatoFerracini: @andrediasbr @vcavalcante @giovannibassi Gente, o papo está muito bom, fizemos um chat nesse Twitter agora. Vou tentar responder tudo…

andrediasbr: @RenatoFerracini Eu também acredito em Scrum junto com PMBoK, Scrum com CMMi, Scrum com XP .. Mas não dá pra afirmar que não há conflitos.

RenatoFerracini: @vcavalcante Eu acredito q isso funciona em um cenário q permite respostas lentas como essa. O ideal seria agir de forma mais pró-ativa, né?

RenatoFerracini: @vcavalcante Identificar a necessidade de treinamento ANTES que isso se torne um impedimento.

RenatoFerracini: @vcavalcante Mas aí que está, vc não precisa usar o Scrum exatamente como dizem esses "dogmas". Adapte-o à sua necessidade!

vcavalcante: @RenatoFerracini tudo bem, foi a conclusão que eu cheguei na reunião de hoje, podemos juntar mas teremos que ADAPTAR o SCRUM e o PMI.

RenatoFerracini: @vcavalcante Exatamente! Nada está pronto e garantido 100% hoje. O PMBOK é revisado a cada 4 anos por conta disso. E o Scrum, tem revisões?

vcavalcante: @RenatoFerracini até hoje não teve, até porque é um processo muito novo e além disso é um processo muito simples.

vcavalcante: @RenatoFerracini estou gostando muito desta conversa, você não quer participar de um encontro nosso para debatermos melhor?

RenatoFerracini: @vcavalcante Pode ser sim, mas onde vcs fazem? Eu tinha visto em algum lugar que não era em São Paulo… Aí fica mais difícil…

vcavalcante: @RenatoFerracini é em na Unip da Cidade Universitária, dá uma olhada aqui: http://bit.ly/a6POY

RenatoFerracini: @vcavalcante Legal, dá para ir sim. Me mantenham informado que na próxima eu apareço.

andrediasbr: @RenatoFerracini Renato, mas a ultima revisão do PMBoK foi justamente para incorporar práticas ágeis, correto?

RenatoFerracini: @andrediasbr Não, André. O PMBOK é revisado sempre. O que acontece é que agora tivemos um foco maior no que se chama de ágil…

RenatoFerracini: @andrediasbr …mas o planejamento iterativo já existia há tempos, a segunda versão já falava em Rolling Wave Planning

RenatoFerracini: @andrediasbr A última versão foi bem mais além do que incorporar práticas dos agilistas. É uma melhoria contínua mesmo.

andrediasbr: @RenatoFerracini Sim, na verdade o conceito de iteração está descrito no paper original do Waterfall, mas eu nunca vi um PMP trabalhar isso.

RenatoFerracini: Para @andrediasbr @vcavalcante @giovannibassi RT @corneliusficht: Thushara writes World is bigger.Its bigger than SCRUM. http://ow.ly/15Rl60

andrediasbr: @RenatoFerracini Renato, qual a visão do PMI sobre os PMPs atualmente? Vocês acham que eles estão prontos para liderar projetos ágeis?

RenatoFerracini: @andrediasbr Claro que sim! Muitos já estavam há anos, mas devido a alguns maus exemplos parece que não. Mas não é a certificação q diz isso

RenatoFerracini: @andrediasbr Sou adepto do ágil desde 2006, e foram amigos PMPs que me levaram para esse "lado negro" da força. Então há PMPs ágeis sim…

RenatoFerracini: @andrediasbr @vcavalcante @giovannibassi Gente, vou sair do "chat" agora, mas terei o maior prazer de continuar essa conversa outro dia.

andrediasbr: @RenatoFerracini Ok Renato, foi um grande prazer participar deste "chat" com você. Espero continuarmos esse bate-papo em breve.

RenatoFerracini: @andrediasbr Com certeza, vamos conversar sim! Abraços!