Sempre quando tento vender a idéia do Visual Studio Team System para empresas que desenvolvem sistemas para várias plataformas, na maioria das vezes, a primeira pergunta que ouço é: “Na minha empresa, utilizamos Java, VB6, Delphi e .Net. O Team System consegue gerenciar tudo isso?” E eu com o peito estufado digo com todo o prazer “Simmm !!! “

No entanto, eu nunca tinha “brincado” de integrar Team System com Eclipse, apenas com VB6 e SQL Management Studio (para saber como veja esse post), mas como nesse mundo da computação, nunca existe nunca. Surgiu a primeira necessidade de se fazer essa integração, que para a minha surpresa, foi muito simples e bastante agradável.

O primeiro passo foi baixar o plugin para eclipse no site da Teamprise. O processo de instalação é é muito simples. Basta decompactar os arquivos na pasta do eclipse e quando você abre a IDE é só escolher quais janelas do Team System você quer exibir.

O pessoal da Teamprise fez um excelente trabalho e não deixaram a desejar nem na usabilidade. Os ícones, janelas, nomenclaturas são exatamente iguais ao Visual Studio. Confiram algumas telas:

Imagem 1: Team Explorer

Imagem 2: Pending Changes (Work Items)

Imagem 3: “Solution Explorer” com integração ao VSTS

Como nem tudo são flores esse plugin tem um custo de US$ 199.00. Nada muito significante comparado ao retorno que ele te dá. O investimento realmente vale a pena.

Para os javeiros de plantão, antes de torcerem o nariz para essa ferramenta da Microsoft e dizer que o Subversion é muito melhor, dêem uma olhadinha no TS. Acho que vocês vão mudar de idéia rapidinho.

Um abraço
André Dias