Ano novo, blog novo, canal no Youtube novo e conteúdo novo sobre novas ferramentas. E nada melhor para estrear o canal no Youtube do que apresentar uma das funcionalidades mais fantásticas do Microsoft Test Manager 2012. A funcionalidade de Testes Exploratórios.

Imagine o seguinte cenário: Você chega para trabalhar e tem uma nova aplicação para testar. Quando você vai procurar os requisitos, você não os encontra. Você procura por casos de testes e nada. E aí? Bom, você consegue o telefone do Analista de Negócios, bate um papo rapidamente com ele, entende a dinâmica da aplicação e pronto. É isso que você tem de informação para planejar e realizar os seus testes.

É neste momento que a funcionalidade de Teste Exploratório se destaca. Ela permite que você comece a utilizar o Test Manager, porém sem a necessidade de ter um Plano de Teste formal, uma Suíte de Testes bem definida ou ainda Casos de Testes bem detalhados. Porém, você continua tendo todos os recursos como rastreabilidade, evidências, abertura de bugs de forma integrada e você tem ainda a possibilidade de gerar casos de testes a partir de um Bug encontrado. Sem dúvida uma ferramenta fantástica que é o sonho de consumo de qualquer testador.

Confira abaixo um vídeo bem curtinho de apenas 15 minutos onde todos esses recursos são explorados.

Abraços e até a próxima